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Preços diferentes para diferentes formas de pagamento. E agora?

Agora o cliente poderá ter diferentes descontos.

A prática, que já era bem comum no Brasil, mas ainda não era reconhecida legalmente, agora virou lei federal e todos já estão livres para aplicar em seus estabelecimentos: lojistas podem diferenciar preços do produtos de acordo com a forma de pagamento.

Por exemplo, pagando em dinheiro o consumidor ganha 20% de desconto, débito 15% e crédito 10% (em cima do valor anunciado em etiqueta).

Os comerciantes poderão ter autonomia para decidir em quais produtos vão fazer essa diferenciação, lembrando que tudo tem que ser deixando muito claro para quem vai consumir.

Alguns comerciantes estão felizes, pois podem dar uma movimentada em suas lojas, praticar preços mais competitivos. Principalmente em tempos de crise.

O lojista que descumprir as regras, ficará sujeito à punições previstas em lei, tais como multas, apreensão de produtos, cassação da licença da atividade ou até mesmo a interdição do estabelecimento.

O presidente acredita que desta forma haverá maior concorrência entre as operadoras de cartões, já que haverá maior transparência para a economia, quem sabe até mesmo reduzindo custos para comerciante e beneficiando assim os consumidores finais.

As compras em cartão envolvem cobranças de taxa pelas operadoras, que são pagas pelo consumidor final, tanto por quem pagava em cartão quanto por quem pagava em dinheiro. Desta forma, a expectativa é de que quem pagar em papel moeda ficará livre desta taxa e conseguirá o desconto.

A Proteste (associação que atua na defesa do consumidor) critica a nova lei e ainda se sente insegura com a medida. A associação acha que muitos lojistas podem sobretaxar os preços dos produtos e praticar descontos “falsos”.

Será que o consumidor gostou da nova medida?

 

O que preocupa a população é andar com quantias grandes de dinheiro no bolso, pois infelizmente ainda moramos em um país muito violento.

A Controller possui sistemas que já são adequados para está realidade, pois os descontos podem ser facilmente programados, na hora de pagar o produto, basta aplicar o valor desejado e pronto.

Nossos sistemas são preparados para o seu tipo de negócio e personalizados para as suas necessidades.

E você, empresário e/ou lojista, o que achou desta nova realidade?

 

 

 

Ana Elisa
Ana Elisa
Designer de interface & Marketing Digital na Controller Informática.

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